Capitão Carpê Andrade

Presidente da Comissão de Segurança Pública Municipal visita CDPM

O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) realizou visita na manhã desta quarta-feira (29) ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM2), localizado no Km 08 da BR-174. O vereador foi recebido pelo secretário de estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Vinícius Almeida, e pelo secretário adjunto executivo, coronel André Luiz.

Durante a visita, o presidente da Comissão de Segurança Municipal percorreu alguns setores, entre eles, o antigo semiaberto, onde hoje funciona o Programa de Ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, que tem como objetivo a ressocialização de pessoas privadas de liberdade que cumprem pena no CDPM 2, atendendo aproximadamente mil internos.

O secretário adjunto executivo explica que o programa tem como finalidade promover a ressocialização por meio da capacitação profissional e do trabalho dos detentos. “Os apenados precisam querer participar do programa, ter bons comportamentos, eles passam por análise psicológica, avaliação médica e social, dessa forma os internos podem participar de projetos de remição de pena pelo trabalho, que garante um dia de pena a cada três dias de trabalho” explicou o coronel André Luiz.

O parlamentar teve a oportunidade de conhecer também o programa de ressocialização “Conhecimento que Liberta”, que tem como intenção a remição de pena pelo estudo e de leitura no sistema penitenciário. O projeto possibilita que os internos estudem dentro da proposta metodológica do programa de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), que divide os ensinos Fundamental e Médio em seis fases.

“Meu papel como vereador é fiscalizar, esse é meu dever. Me senti honrado em poder presenciar o programa “Conhecimento que Liberta”. A educação é prevista na Constituição Federal como direito de todos, independentemente dos erros ou crimes cometidos. As salas de estudos trazem esperança e devolve dignidade aos apenados. Como presidente da comissão de segurança pública municipal, fiquei impressionado com a limpeza, detalhes das salas, com as câmeras em entorno do presídio, que conseguem identificar pessoas se aproximando dos murros e com toda estrutura utilizada pelo sistema prisional”, afirmou o vereador.

O secretário Vinícius Almeida destacou a importância da fiscalização do parlamentar. “Os presídios estão dentro da cidade de Manaus, impactam diretamente na segurança pública da cidade. Ao longo de dois anos e meio, a Seap iniciou trabalho de ressocialização focado em qualificação profissional, o vereador, que é representante do povo deve fiscalizar os recursos que são repassados para as unidades”, finalizou o secretário.

Informações: assessoria de comunicação
fotos: Messias Sena

Exit mobile version