Bem-Vindo ao gabinete digital do Vereador Carpê Andrade
Capitão Carpê AndradeCapitão Carpê AndradeCapitão Carpê Andrade
(92) 3303-2872 e 2873
gabinete.ext@capitaocarpeandrade.com.br
Manaus /AM, 69027-020​
Capitão Carpê AndradeCapitão Carpê AndradeCapitão Carpê Andrade

Vereador Capitão Carpê apresenta PL que garante atendimento psicológico e contratação de profissionais na área de Serviço Social nas UBSs de Manaus

  • Início
  • Blogs e Colunas
  • Vereador Capitão Carpê apresenta PL que garante atendimento psicológico e contratação de profissionais na área de Serviço Social nas UBSs de Manaus

Foi apresentado na manhã desta terça-feira (29), durante a Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n° 314/2021, de autoria do vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de Psicologia e Serviço Social nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de Manaus.

O PL, que garante incluir atendimento psicológico e assistentes sociais através de contratação para as UBSs, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes.

Durante sua passagem como capitão lotado na 8° Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Carpê se deparou com inúmeros jovens tentando tirar a própria vida. “Enquanto policial, deparei-me, com vários jovens que tentaram suicídio por achar que não havia mais jeito. Na condição de vereador, resgatei mais uma vida nas dependências da ponte do rio Negro, e todas essas situações me sensibilizam. Como agente público, não posso fechar os olhos e deixar tudo como está”, afirmou o parlamentar.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde (MS) divulgada em abril deste ano aponta que quase 30% dos brasileiros procuraram ajuda profissional por questões relacionadas à saúde mental entre agosto e outubro do ano passado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Em 2019, 124 pessoas se suicidaram no Amazonas, enquanto só no primeiro semestre de 2020, o número de suicídios no Estado passou de 60, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM). Fontes não oficiais registraram que, desde inauguração da Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como ponte Rio Negro, em 2012 mais de 50 suicídios foram registrados.

Informações assessoria de comunicação
Texto: Daniele Oliveira
Foto: Messias Santos

Leave A Comment

Aqui estão alguma das formas de entrar em contato com a nossa equipe. Conte com a gente!

Manaus /AM, 69027-020
Fone: 3303- 2872 / 2873
(8 às 15h)